segunda-feira, 15 de junho de 2015

WhatsApp, Facebook e Twitter serão de graça na Claro.

A partir de hoje, clientes da Claro poderão usar o WhatsApp, Twitter e Facebook sem que isso desconte da sua franquia diária ou mensal de dados. Isso vale para planos pós-pago, pré-pago e controle. Repare que o acesso é gratuito, não ilimitado. Como isso funciona, exatamente?

Dando uma olhada no regulamento – algo que você sempre deveria fazer – é possível ver os principais detalhes e limites da promoção.

O acesso gratuito ao Facebook é feito através do site m.facebook.com ou pelo app para Android, Windows Phone, iPhone e Java. Vale notar que o app do Messenger não está incluso na promoção: se você quiser bater papo sem gastar nada, melhor usar só o WhatsApp.

Se você assistir a vídeos ou acessar jogos, isso será descontado da sua franquia – mesmo que eles estejam dentro do Facebook. O mesmo vale se você clicar em um link que leve você para fora do Facebook.

Quanto ao WhatsApp, o acesso também é gratuito nos apps para Android, Windows Phone, iPhone e Java. Mas há restrições: você não pode baixar vídeos (imagens estão liberadas), e nem fazer chamadas dentro do WhatsApp  – tudo isso será descontado da franquia.

O Twitter é o mais limitado: o acesso será gratuito apenas se você acessar m.twitter.com – você não pode usar gratuitamente o app. As limitações para links externos e vídeos também valem aqui.

O mesmo vale para “acessos automáticos realizados por meio de configurações do aparelho do cliente”: por exemplo, se o sistema atualizar o app do Facebook, isso será descontado da franquia.