terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LISTA DE FELIPÃO TEM RONALDINHO, JULIO CESAR E FABIANO


RIO - Luiz Felipe Scolari anunciou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, sua primeira convocação após seu retorno como técnico da seleção brasileira após 11 anos. Felipão chamou 20 jogadores para o amistoso contra a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, em Londres. As novidades são os retornos de Júlio César e Ronaldinho Gaúcho. Kaká ficou fora da lista.


- Não houve preocupação com idade. Houve a preocupação com campeonatos começando, desenvolvimento físico de alguns atletas e os campeonatos europeus. Queremos um time com boa qualidade técnica, com conhecimento tático que possa fazer frente ao futebol europeu e termos os melhores jogando na equipe. - disse Felipão.


Outros nomes que apareceram como surpresa são o do zagueiro Dante, convocado pela primeira vez, e o do lateral Filipe Luis, que havia recebido oportunidades quando Dunga era o treinador da seleção.


A seleção viaja no dia 3 para Londres. O jogo será no dia 6, em Wembley.


Confira trechos da entrevista coletiva de Felipão:


ANO IMPORTANTE


Em 2013 vamos ter os principais jogos e a possibilidade de organizar uma equipe. Em 2014 temos um jogo só, se não me engano. Vamos trabalhar bem, organizar, escolher os atletas praticamente em 2013, quando devemos disputar 10 jogos.


PRESSÃO DE JOGAR A COPA EM CASA


Existe uma pressão por conta de vocês da imprensa e do nosso torcedor. Jogamos uma segunda Copa do Mundo no Brasil e temos que ganhar. Nós propusemos a Copa aqui e vamos jogar para que sejamos campeões. E como treinador eu tenho que provar isso ao público ao torcedor. Vamos jogar para isso e a torcida pode cobrar isso.


HOMENS DE FRENTE


Em princípio, pela escolha de Fred e Luis Fabiano, a ideia é usar os dois jogadores em determinados momentos do jogo. Não juntos. Dentro das minhas concepções, sempre gostei de ter um jogador mais forte, mais enfiado na área, mas isso não quer dizer que no futuro não possamos ter uma modificação tática. E eles sabem voltar para trabalhar a bola.


Tivemos que fazer uma escolha mesmo com eles estando em pré- temporada. Nessa posição não tínhamos ninguém a altura para jogar. Foi uma escolha pelo o que eles fizeram ano passado pelos seus clubes. Conversamos com o Abel e com o pessoal do São Paulo para saber mais dos seus jogadores e tenho certeza que eles não vão decepcionar. A experiência será importante.


JÚLIO CÉSAR


Na medida em que fomos conversando com o Parreira, o Murtosa e o Carlos Pracidelli, preparador de goleiros, fomos discutindo nomes. Um dos nomes é o Júlio. Liguei para ele, perguntei algumas coisas e disse que estaria observando seu desenvolvimento. Ele vem se portando muito bem, jogando muito bem lá em Londres. Acho que ele merece sim por tudo aquilo que já fez e pelo que pode fazer.


RONALDINHO E NEYMAR


Quero o que todos nós queremos, que joguem o futebol que sabem jogar. Melhor do que eles, poucos sabem. São maravilhosos. Não só do Ronaldinho, não só do Neymar, quero também comportamento, atitudes com a camisa da seleção dentro e fora de campo, que sejam responsáveis, e isso não tem idade. Com Ronaldo já tenho um pouco de convivência, com Neymar ainda não. As indicações que recebi são excelentes, como líder, participante, atleta que se envolve com tudo na seleção. Vamos querer que Ronaldinho jogue a bola que sabe jogar e Neymar continue jogando.


Confira os convocados:


Goleiros
Diego Alves (Valencia)
Julio César (Queen Park Rangers)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Adriano (Barcelona)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Zagueiros
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Leandro Castán (Roma)
Miranda (Atlético de Madri)
Meias
Arouca (Santos)
Hernanes (Lazio)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Oscar (Chelsea)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Atacantes
Neymar (Santos)
Lucas (PSG)
Luis Fabiano (São Paulo)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)