terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Hemonorte precisa de doação para repor estoque de sangue em Natal

Estoque de sangue do Hemocentro de Botucatu está estável no momento.  (Foto: Lucas Machado/ Núcleo de Comunicação do HCFMB)



O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), em Natal, está precisando, de sangue de todos os tipos, principalmente os de fator RH Negativo (A, B, AB e O). Segundo o órgão, que emitiu nota nesta segunda-feira (21), existe urgência em repor o estoque, atender as urgências e emergências, cirurgias eletivas e para transfusão de hemofílicos e de pacientes leucêmicos.

Em nota, o Hemonorte afirma que a unidade dispõe de pouco mais de 400 bolsas, sendo que deste total as de fator negativo estão quase acabando. Para que o estoque se mantenha equilibrado, a direção afirma que são necessárias 800 bolsas/dia.

Segundo o Hemonorte, para doar sangue é preciso: estar bem de saúde; ter entre 16 e 68 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais; pesar no mínimo 50 quilos; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação; portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

Informações pelos telefones (84) 3232-6701 / 6724.

Locais para doação:

Sede do Hemonorte - Av. Alexandrino de Alencar (próximo ao Parque das Dunas), das 07h às 18h;

Posto de Coleta da Zona Norte - Complexo Cultural, Av. João Medeiros Filho, Potengi, das 08h às 17h;

Unidade Móvel – Av. Marechal Deodoro da Fonseca (em frente à Catedral), Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.