quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SEGUNDO FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS SÃO JOSÉ DO SERIDÓ TEM O MELHOR ÍNDICE EM EDUCAÇÃO DO RN E ESTÁ ENTRE AS 15 MELHORES DO NE


fvg.jpg


Nove municípios do Seridó, dois da Grande Natal e um do Oeste lideram o ranking do ISDM – Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios, estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado ontem em São Paulo. Com ISDM 5,24, Acari lidera o ranking, seguindo por Natal, São José do Seridó, Parnamirim, Caicó e Mossoró.
O estudo foi feito com dados de 2010 do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação. Em habitação foram avaliados coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa. Em renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança foi analisada a taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico.
Acari tem a melhor nota no índice Habitação; Timbaúba dos Batistas em Renda; Natal em Trabalho; Vila Flor em Segurança; São José do Seridó tem o melhor índice em Educação do Rio Grande do Norte.
Acari, Natal, São José do Seridó e Parnamirim estão entre os 15 melhores do Nordeste. A violência empurra os municípios mais populosos para baixo. No item segurança, Natal ocupa o 44º lugar, Parnamirim o 69º e Mossoró o 118º.
No ranking dos Estados, o Rio Grande do Norte ocupa o 13º lugar. É o nordestino mais bem posicionado no ranking, liderado pelo Distrito Federal e seguido por São Paulo e Santa Catarina.
Fonte: Tribuna do Norte