terça-feira, 12 de junho de 2012

Procissão encerra Festa de Santo Antônio

 

Por Céssio Pereira 

Centenas de fiéis participaram no último domingo (10), da procissão em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do bairro mais populoso de Cruzeta e que é mais conhecido como bairro Santo Antônio.

Desde o dia 1º de junho que o co-padroeiro foi celebrado. Manifestações religiosas e culturais marcaram os  10 dias de festa, com comidas e bebidas típicas, pasteis, doces, brinquedos e artigos religiosos.
Uma extensa programação social também fez parte da quermesse todas as noites do novenário.

Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil e, é, também conhecido por ser o padroeiro dos pobres. A festa do bairro já faz parte do calendário cultural e religioso de Cruzeta.

Para a senhora Marinês de Chico Duque, devota de Santo Antônio, a festa do bairro foi muito bonita. Segundo ela a festa tem maior participação graças a presença dos moradores do bairro, centro, como as outras áreas  e cidades vizinhas, que se unem  para render graças ao santo casamenteiro.

Como ocorre todos os anos, a Filarmônica 24 de Outubro esteve presente para abrilhantar a última novena e a procissão que saiu da Capela na rua Manoel Martiniano de Medeiros, percorrendo as ruas do bairro.

No retorno a Capela, foi celebrada pelo administrador paroquial Pe. Héliton Marconi e pelo vigário auxiliar Pe. Erivan, a missa de encerramento dos festejos. Em sua homilia o celebrante lembrou a trajetória na vida de Santo Antônio, agradeceu a toda comunidade em especial a todos aqueles colaboraram ativamente nos festejos de 2012.

Ao término da celebração eucarística, aconteceu a descida do estandarte pelo vice-prefeito José Jerônimo, queima de fogos e show com Wanderly de Paula e Banda.
 Fotos: Estúdio Estrela Dalva