terça-feira, 27 de março de 2012

PEDRA NOS RINS

Já os curadores romanos e gregos falavam deste mal e é provável que, se já não tiveste pedra nos rins, conheces alguém que o teve. E o que se passa? É algo assim tão complicado que não tenhamos encontrado cura por mais de 2000 anos?

Desde a dor no abdómen até uma grave infecção, ter pedra nos rins (litiase renal) é muito doloroso. Contudo, tudo não passa de mais um sinal do corpo a queixar-se da liderança, das más escolhas alimentares, do descuido.

A solução médica convencional oferece a cirurgia ou medicamentos com componentes duvidosos. E é tudo o que há. É a vida! Ahahah Brincadeira! A natureza tem sempre a solução.

O cálculo renal é normalmente formado devido a uma alimentação desequilibrada. Lacticínios, sal, fritos, proteínas das carnes, doces manufacturados e falta de líquidos são as principais causadores. Se o teu cérebro não tem juízo com aquilo que come, os teus rins enviam uma mensagem irresistível para ele.

A mensagem diz "Temos aqui um pedregulho. O nosso contrato diz que só temos que tratar de resíduos líquidos. Esta situação é insuportável. Trata disso ou entramos em greve!"

E agora? Que fazes?

 

Beber Água - O mais comum e certo dos conselhos. A água limpa e obriga as pedras a sair. 2 a 3 litros diários será o ideal.

Comer Frutas e Vegetais - Sabias que as pedras têm um PH ácido à volta dos 5,5? Os vegetais e frutas promovem um PH alcalino o que impede a criação de cálculos.

Comer Laranja ou Limão - Acontece que o ácido cítrico na laranja e limão dão origem ao citrato que impede a formação de pedras.

Não Consumir Proteínas Animais - Não é obrigatório tornares-te vegetariano mas a proteína leva à criação de ácido úrico que é um dos principais componentes dos cálculos renais. Durante a primeira e segunda guerra mundial, os casos de pedra na Europa desceram drasticamente devido à escassez do consumo de carne.

Não Consumir Sódio - Aperitivos salgados e fritos são óptimos para condenar os rins. O sal piora e contribui para o aumento das pedras.

Mas não penses que te safas...
O Tratamento Continua!

Água de Coco, Água de Melancia e Chá de Camomila - São eficazes na dissolução da pedra e a sua expulsão com a urina.

Aipo - Estimula os rins, purifica o organismo e é anti-inflamatório. Elimina também o excesso de ácido úrico, um dos principais componentes da pedra. Como? Ferver uma colher de sementes de aipo com 2 chávenas de água e depois beber.
Salsa - Óptimo para limpar os rins. A salsa é há muitos anos reconhecida como o melhor tratamento de limpeza para os rins. É sabedoria antiga. Como? Junta 50 gramas de salsa picada e ferve em água como um chá. Depois, põe no frigorífico. Bebe um copo do chá frio por dia. As impurezas da pedra saem através da urina.