terça-feira, 27 de março de 2012

Governo do Estado oferece curso técnico.



www.pronatec.rn.gov.br.

Por Assessoria da SEEC
Numa solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), o Governo do Estado apresentou a oferta de vagas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o ano letivo de 2012. A apresentação contou com a presença de dirigentes dos parceiros do Protanec - SENAC, SENAI, UFRN e IFRN.

Inicialmente estão sendo oferecidas 4.604 novas vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 867 vagas para os Cursos Técnicos Profissionais de Nível Médio (TEC) em 13 municípios de diferentes regiões do estado, que irão atender a alunos de 90 Escolas Estaduais com cursos voltados para a Qualificação e a Educação Profissional Técnica.

"Essa é uma ideia que nosso governo está abraçando. Estamos trabalhando focado na educação, lançando o programa em alguns municípios, mas o objetivo é alcançar todo o RN", explicou a governadora Rosalba Ciarlini, durante a solenidade que aconteceu no auditório da Governadoria.

"A parceira com a UFRN, SENAC, SENAI, Institutos Técnicos Federais, nesse programa que é nacional, é de grande importância para a formação de nosso jovem. Nós estamos também incluindo outras opções de cursos profissionalizantes, inclusive com a visão na Copa do Mundo de 2014, porque é importantíssimo levar ao nosso jovem a oportunidade para que ele não apenas faça o curso regular, mas que ele saia do ensino médio preparado, capacitado, com um profissão técnica, para poder ocupar as vagas oferecidas no mercado de trabalho e ter condições de ter um grande futuro", finalizou a Governadora.

"Esse é um grande momento. É o momento em que a educação está na pauta do Estado Brasileiro, como proposta de desenvolvimento do país. Eu só tenho a agradecer, em nome do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o crédito que a Secretaria de Estado da Educação e o Governo do Estado estão nos dando para que a gente possa ampliar essa parceria e ofertar novas vagas", disse o pró-reitor de extensão do IFRN, Wyllys Abel Farkatt.

A Secretaria de Estado da Educação (SEEC), mesmo considerando os ajustes iniciais, aplicou todos os esforços para beneficiar com a oferta dos cursos profissionais do Pronatec todas as regiões do Rio Grande do Norte, dividindo o programa em quatro pólos - Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Inicialmente, estão sendo contempladas 40 Escolas Estaduais em Natal, 16 em Mossoró, quatro em Caicó, quatro em Santa Cruz, quatro em Assu, duas em Pau dos Ferros, e mais 20 espalhadas nos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará Mirim, São Gonçalo, Arês, Goianinha e Maxaranguape.

CURSOS
Durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, explicou que os cursos fazem parte do programa de ensino médio técnico, um programa do Governo Federal que está relacionado com o Brasil Profissionalizado. São oferecidos cursos de duas modalidades: o de curta duração que são os FIC's, e o curso técnico que é o ensino médio integrado (TEC). "Estamos na segunda etapa do Pronatec aqui no estado, pois ele teve início o ano passado, em novembro, e nosso grande interesse é fazer com que a população entenda da importância do aluno do ensino médio em conciliar o estudo com a formação técnica par o trabalho", explicou a secretária.

No Pronatec, os cursos de Formação Inicial Continuada têm carga horária mínima de 160 a 360 horas e beneficiam diretamente a estudantes do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Pronatec. As inscrições ocorrem nas escolas participantes e no site www.pronatec.rn.gov.br.

Já os cursos de Formação Técnica têm o mínimo de 800 a 1.200 horas de carga horária e são destinados, de forma concomitante (contraturno das aulas), aos estudantes do Ensino Médio. A oferta de cursos segue as potencialidades e tendências de mercado regionais, e ocorre nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Entre os cursos que ofertados estão os de Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel; Operador de Sonda de Perfuração; Soldador no Processo Eletrodo Revestimento Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador no Processo T.I.G. em Aço; Mecânico de Usinagem; Mecânico de Manutenção de Motocicleta; Instrumentista Industrial; Operador de Computador; Programador Web; e Montagem e Manutenção de Computadores.